Você sabia que o consumo exacerbado pode trazer muitos riscos para você e o planeta? O empresário Julio Cesar Hintemann Filho reforça que, anualmente, são produzidas 1.3 milhão de toneladas de lixo em todo o mundo, dessas, 78 milhões são somente no Brasil. Todo esse acúmulo de resíduos, evidentemente, causa grandes impactos ambientais que colocam em xeque a existência de vida na Terra.
Mas, você sabia que a mudança na rotina pode ajudar a diminuir esses aspectos? Segundo o empresário e apreciador da natureza, Julio Cesar Hintemann Filho, indica que o consumo consciente é um primeiro passo individual para rever hábitos antigos e adotar novos que entrem em sintonia com a preservação ambiental e a manutenção da via no planeta.
Sendo assim, confira, a seguir, algumas ações cotidianas para implementar em sua vida e adquirir o hábito de consumo consciente:
- Separe o lixo
O primeiro passo é simples e ajuda consideravelmente na diminuição de resíduos que param em aterros sanitários e lixões e que, em consequência, poluem o solo, rios e lençóis freáticos. A reciclagem é um processo que permite que os materiais retornem ao ciclo produtivo sem a necessidade de utilizar novos recursos naturais. Sendo assim, separe metais, plásticos, vidros e papéis e os envie para uma coleta seletiva em sua cidade, para catadores ou cooperativas.
- Faça compostagem
O empresário Julio Cesar Hintemann Filho complementa a ideia de separação do lixo indicando também a compostagem, afinal, se você já separa os recicláveis dos orgânicos, que tal reduzir também a emissão do gás metano na atmosfera por meio dessa iniciativa? Essa opção, além de melhorar a qualidade do ar, também gera um adubo orgânico muito benéfico para as plantas.
- Reutilize embalagens
Você sabia que o hábito de utilizar embalagens de alimentos para armazenar outros é muito sustentável? O empresário Julio Cesar Hintemann Filho considera esse um hábito simples, que não interfere na rotina e que colabora para a diminuição do consumo. Muitas embalagens possuem alta durabilidade e podem ser utilizadas tanto na cozinha quanto em outras funções de armazenamento da casa.
- Utilize sacolas retornáveis
Você sabia que a maior parte do lixo que entope os oceanos e degrada seu ecossistema é composto por plástico? Nesse sentido, um hábito que pode modificar consideravelmente esse impacto é o uso de sacolas retornáveis, as famosas ecobags, ao invés do uso contínuo e desenfreado das sacolas plásticas.
- Opte por produtos com refil
Por fim, a última dica do empresário Julio Cesar Hintemann Filho para desenvolver o consumo consciente é, no momento de comprar um produto, verificar se este não possui um refil. Desse modo, na próxima compra, é possível economizar dinheiro e, ainda por cima, gerar menos lixo para o meio ambiente. Afinal, a escolha desse tipo de embalagem já reduz 1,6 mil toneladas de resíduos anuais no planeta.