Noticias

Qual vinho tomar com hambúrguer?

Chope e hambúrguer formam um par certeiro, mas o vinho também é capaz de acompanhar à perfeição um bom sanduíche, seja de carne, frango, peixe ou vegetariano. Porém, dependendo do recheio, você deve escolher um estilo diferente de bebida.

Os hambúrgueres de carnes pedem vinhos tintos, pois em brancos e rosés falta “peso” para aguentar o sabor intenso do sanduíche. Já os hambúrgueres de frango, peixe e vegetarianos se dão melhor com rótulos brancos e rosés.

Os melhores vinhos para hambúrguer de carne

O hambúrguer de carne costuma ter bastante gordura, pois é ela que dá suculência e sabor intenso de defumado gerado pelo contato com a grelha ou com a chapa.

O queijo e o molho adicionam ainda mais gordura assim como, eventualmente, o presunto e o ovo nos sanduíches mais incrementados. Com uma lista de ingredientes tão intensos e fortes é, portanto, normal que o hambúrguer de carne exija uma harmonização com vinhos à altura.

A dica é apostar em tintos com bastante estrutura e com taninos. Essas características vão harmonizar bem com as gorduras e os sabores marcantes do sanduíche.

Com taninos firmes, sabores de frutas escuras e notas de especiarias, a uva Syrah é perfeita para carnes grelhadas e sanduíches bem incrementados – uma dica é o Syrah da vinícola argentina Alfredo Roca Fincas, que tem 9 meses de passo em barrica.

Um Cabernet Sauvignon, com seu corpo e sabores intensos, é outra escolha certeira – uma sugestão é o Carolina Reserva, da renomada vinícola chilena Santa Carolina, que amadurece 8 meses em barricas de carvalho.

O Malbec argentino é uma das melhores opções para acompanhar carne grelhadas, graças a seus taninos macios e notas frutadas. É perfeito com hambúrgueres que levam queijos mais fortes. Uma dica é o Norton Select Malbec, da premiada vinícola Norton, de Mendoza, que exibe taninos elegantes e amadurece parcialmente em barricas de carvalho.

As combinações são inúmeras. Um Merlot, com sua maciez e sabores frutados, combina bem com hambúrgueres clássicos. Uma boa sugestão de rótulo é o Carolina Reserva Merlot, que tem boa estrutura, tanino redondos, notas de pimenta-do-reino e passa nove meses em barrica.

Já o Tannat uruguaio, com seus taninos marcantes, vai melhor com sanduíches mais incrementados. Uma dica é o Reserva Familiar Tannat, da vinícola Montes Toscanini, que tem aromas de frutas escuras e notas tostadas, que são perfeitas com a carne.

O Primitivo, da Puglia, sul da Itália, também tem corpo e sabor à altura dos hambúrgueres de carne bem suculentos. Aposte no Luccarelli Primitivo Puglia IGP, com aromas de frutas escuras, baunilhas e ervas, ou no Corbelli Primitivo, um tinto da Puglia quente e com taninos finos.

Os melhores vinhos para hambúrguer de frango

Hambúrgueres de frango geralmente têm um sabor mais leve e textura mais delicada em comparação com os de carne vermelha. Portanto, é bom optar por vinhos brancos ou tintos mais leves.

Um Chardonnay mais leve, sem excesso de carvalho, pode complementar bem hambúrgueres de frango, especialmente se tiverem condimentos mais suaves. Um bom exemplo é o Porteño Chardonnay, da renomada vinícola Norton.

O Sauvignon Blanc é um branco de acidez refrescante e sabores cítricos que podem realçar os sabores do frango, sobretudo se for empanado e tiver algum molho cítrico para acompanhar. Uma dica é o Carolina Reserva Sauvignon Blanc, produzido no Vale de Leyda, no Chile, que é fresco e perfumado.

Pinot Grigio e Chenin Blanc são outras uvas que podem acompanhar muito bem esse sanduíche. Já com um frango ao molho agridoce, você pode até optar por brancos levemente adocicados como o Riesling Meio Doce, da vinícola alemã OH01.

Se você não quer renunciar a um tinto, escolha rótulos mais leves como um Pinot Noir, sem passo por barrica, – uma sugestão é o Pinot Noir da vinícola argentina Alambrado, que é fresco e frutado.

Espumantes brut ou extra brut, como Prosecco italiano ou Cava espanhol, também vão bem. Uma sugestão é o Cava Don Román, elaborado pelo método tradicional (o mesmo do Champagne).

Os melhores vinhos para hambúrguer de peixe

Hambúrgueres de peixe geralmente têm sabores mais leves e uma textura mais delicada e é aconselhável optar por vinhos brancos frescos e leves, bem como vinhos rosés.

Assim como nos hambúrgueres de frango, um Chardonnay sem passo por barrica e um Sauvignon Blanc fresco e cítrico vão se comportar muito bem. Mas se você quiser dar uma variada, vá de uva espanhola Verdejo – uma ótima dica é o Nuestro Verdejo, da região espanhola de Rueda, que é bastante cítrico e perfumado.

Os Alvarinhos portugueses e os Albariños espanhóis também são excelentes opções para sanduíches de peixe – prove o Alvarinho DOC, da vinícola portuguesa João Portugal Ramos.

Outras uvas que fogem do comum, mas que são perfeitas para harmonizar com hambúrguer de peixe são a austríaca Grüner Veltliner, que a bodega Norton cultiva também na Argentina – experimente o White Blend, que é bem refrescante e mineral – e a francesa Viognier – prove o Alambrado Viognier, produzido em Mendoza pela Bodega Santa Julia.

Hambúrgueres de peixes com molhos delicados e cítricos combinam muito bem também com vinhos rosés secos e leves, como o Carolina Reserva Rosé, produzido no Chile pela Santa Carolina.

Os melhores vinhos para hambúrguer vegetariano

Os hambúrgueres vegetarianos podem ser feitos com diferentes vegetais, como feijão, ervilha, lentilhas, grão de bico, soja, cogumelos e cenoura, e, na maioria das vezes, estes ingredientes são misturados.

Independentemente da composição, os hambúrgueres vegetarianos costumam ter sabores e texturas delicados, o que pede vinhos que não se sobressaiam em aromas e estrutura.

Você pode apostar num vinho tinto leve e frutado como o Pinot Noir, sem passo por barrica, ou tintos elaborado com a uva Gamay, que costumam ser frescos e frutados, como o Moillard Beaujolais Les Malvaux.

Vinhos brancos e rosés também vão muito bem com os hambúrgueres vegetarianos e para eles valem as mesmas regras do hambúrguer de peixe. Lembre-se de que a combinação de vinho e comida é bastante subjetiva, e o mais importante é escolher um vinho que você goste.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo