Brasil

Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

Conhecer as comidas típicas de São Paulo é quase como dar a volta ao mundo sem sair do lugar, apenas explorando as possibilidades do paladar.

Afinal, o estado dos Bandeirantes recebeu influências de diversas partes do Brasil e até mesmo do exterior, trazidas pelos grandes grupos de imigrantes que se estabeleceram na região.

Indígenas, europeus, asiáticos, nordestinos e muitos outros grupos agregaram suas misturas a um caldeirão de diversidade e sabor, capaz de agradar até os paladares mais exigentes!

O polpetone dos italianos, o cuscuz dos nordestinos, as esfihas dos árabes e o cupim na telha dos bandeirantes são apenas alguns exemplos que mostram como a culinária paulista tradicional é diversa e saborosa.

Essa diversidade, se deve, em muito, à confluência de naturalidades e nacionalidades que se encontram no estado.

Mais de 20% da população é formada por pessoas que nasceram em outros estados ou países: quase 9 milhões entre os mais de 44 milhões de moradores do estado.

O resultado é um caldeirão de influências em diversos aspectos, como arquitetura, cultura e, é claro, a gastronomia!

Em outras palavras, as comidas típicas nada mais são que os pratos mais característicos de uma região, de um povo ou de um país.

O baião de dois, por exemplo, é uma iguaria típica do Nordeste, enquanto o churrasco e o pinhão podem ser considerados pratos típicos do Sul do Brasil.

Existem algumas delícias que superam fronteiras regionais e acabam servindo como referência para culturas inteiras, como o sushi dos japoneses, a feijoada brasileira e a pizza italiana.

O que os paulistas mais comem?
A cultura alimentar de São Paulo varia bastante de região para região do estado, de acordo com os costumes característicos de cada cidade ou microrregião.

Podemos utilizar como exemplo a capital paulista, onde o dia a dia frenético acaba favorecendo a popularização de lanches rápidos, que não demandam muito tempo de preparo e consumo.

Entre os destaques estão sanduíches de mortadela e pernil, cachorro-quente, hambúrgueres e pizzas, cada vez mais populares nas plataformas de delivery.

O virado à paulista, por sua vez, é figurinha carimbada em roteiros pelo interior do estado, especialmente nas regiões de serra, onde faz bastante frio: calórico e nutritivo, o prato aquece por dentro até mesmo nos dias mais gelados!

É também no interior que o picadinho de carne conquistou os mais apaixonados, servido com arroz soltinho e farofa de banana para acentuar os aromas.

E não podemos nos esquecer da influência estrangeira na terra da garoa!

Afinal, São Paulo é a região do país que mais recebeu imigrantes estrangeiros, especialmente chineses, japoneses e italianos, que deixaram suas heranças na gastronomia local.

Como falar da cozinha paulista e ignorar os excelentes restaurantes de comida oriental espalhados por todos os cantos da cidade? Ou das pizzarias que surpreendem em variedade e qualidade?

Uma coisa é certa: você não vai resistir aos sabores e temperos da culinária do estado, endereço de alguns dos melhores restaurantes do Brasil, como os premiados D.O.M, Maní e Figueira Rubaiyat.

Passagens aéreas para São Paulo em promoção
A melhor maneira de provar as mais saborosas comidas típicas de São Paulo é justamente no estado dos bandeirantes.

Afinal, ninguém consegue representar melhor a essência da cozinha paulista do que os próprios paulistas!

E você nem sequer precisa abrir mão da economia para conhecer os excelentes restaurantes do estado!

Basta recorrer ao buscador Passagens Promo para garantir suas passagens aéreas para São Paulo pelo melhor preço do mercado!

Se você não deseja perder nenhuma oferta para o destino, lembre-se de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que surgir aquela promoção imperdível!

Quais são as comidas típicas de São Paulo
As iguarias mais tradicionais de São Paulo podem agradar desde os apaixonados por comida, até quem não tem um paladar muito diversificado.

As opções incluem sugestões para o café da manhã, almoço, lanche, jantar e até para aqueles lanchinhos rápidos e indispensáveis na madrugada, depois da balada!

Está morrendo de curiosidade? Então prepare o babador para conhecer as melhores comidas típicas de São Paulo!

Quase uma atração turística por si só, esse sanduíche de embutido atrai milhares de pessoas diariamente aos corredores do Mercado Municipal de São Paulo, um dos maiores da América Latina.

O prato é versátil e pode ser servido quente ou frio, com vinagrete, molho de pimenta, queijo e outros recheios.

O que não muda é o ingrediente principal: generosas fatias de mortadela que transformam qualquer pão de sal em uma refeição completa, capaz de matar a fome!

O sanduíche de mortadela pode ser consumido no café da manhã, almoço ou jantar.

O Hocca Bar e o Mortadela Brasil são considerados referências no Mercadão, mas você também pode experimentar o sanduíche em praticamente qualquer padaria paulista!

Comidas Árabes
Você sabia que a cidade de São Paulo possui a maior comunidade árabe da América Latina? A megalópole abriga mais de 7.000 árabes nativos, especialmente libaneses e sírios.

Por isso, basta uma simples caminhada pela cidade para encontrar uma grande oferta de food trucks, restaurantes, lanchonetes e barraquinhas de comida especializadas em delícias árabes.

A lista é extensa: quibes, kebabs, shawarma, charutos, kaftas e muito mais enriquecem a cozinha étnica na capital paulista.

Coxinha
A coxinha é uma das comidas típicas de São Paulo para festa que acabou se firmando no gosto popular e ganhando um lugar cativo na preferência estadual.

A delícia de frango é consumida em praticamente todos os cantos do país, mas em São Paulo ocupa um espaço de paixão popular, com várias releituras e até bares e restaurantes especializados na iguaria.

Até os vegetarianos são atendidos, com várias opções feitas com carne de jaca à venda em diversos pontos da metrópole.

Pizza

Afinal, foi na capital paulista que a pizza ganhou novos contornos, com massas enriquecidas, molhos diversos e até opções vegetarianas cheias de sabor.

Estima-se que 1 milhão de pizzas sejam produzidas todos os dias em todo o Brasil, mais da metade apenas no estado de São Paulo.

Em outras palavras, um paulistano consome pizza ao menos uma vez por semana, com ou sem catchup, polêmicas à parte.

Pastel de feira
O pastel de feira é tão popular em São Paulo que pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar, e não apenas na feira!

Assim como a pizza, este é um prato típico muito versátil, que pode ser preparado com os mais diversos recheios: carne, queijo, frango, presunto e até chocolate!

Pão na Chapa
Entre todas as comidas típicas de São Paulo em nossa lista, certamente o pão na chapa é a mais fácil de se encontrar em qualquer ponto do estado.

Afinal, essa delícia é servida em qualquer padaria, ou melhor, “padoca” espalhada pela terra dos bandeirantes!

O pão da chapa tem seu valor e seu sabor, geralmente feito de pão francês com manteiga, prensado na chapa quente para ganhar uma casquinha super saborosa!

Para acompanhar essa iguaria, nada melhor do que um tradicional pingado, isto é, café com leite!

Hambúrguer
O hambúrguer é a maior moda do momento, à venda em um número impressionante de hamburguerias que só cresce a cada dia, cada uma com seu próprio estilo.

O alimento já faz parte da gastronomia paulistana, e entra ano, sai ano, segue na preferência dos moradores!

Para provar que o hambúrguer não é coisa de norte-americano, as hamburguerias capricham nas releituras e oferecem sanduíches modernos, com ingredientes incomuns, além de diferentes tipos e pontos da carne!

Picadinho de carne
Basta fechar o tempo e as temperaturas caírem para que os paulistas recorram a uma das paixões estaduais, o picadinho de carne!

Esse prato típico de São Paulo feito com cubos de carne é o que muitos chamam de “comfort food”, ou “comida de conforto”, capazes de aquecer qualquer um de dentro para fora.

A iguaria consiste em cubos de carne devidamente cortados e temperados, servidos com um caldo grosso, quase como um strogonoff sem creme de leite.

O prato é tradicionalmente servido com arroz branco e farofa.

Polpetone
As pizzas não são o único tipo de massa que ganhou o coração dos paulistas. O polpetone está entre as mais famosas comidas típicas de São Paulo!

As polpetas são iguais aos polpetones, o que varia é o tamanho: bolinhas de carne, como almôndegas, recheadas com queijo e cobertas por um saboroso molho de tomate feito em casa, servido como acompanhamento de diversas massas.

Uma deliciosa herança das “nonnas” da região do Brás, tradicional comunidade italiana da capital paulista!

Cuscuz paulista

Em vez da massa de milho cozida a vapor, formato com o qual se popularizou em terras nordestinas, a versão paulista leva muito mais ingredientes, como camarão, tomate, palmitos e ovos, misturados a uma massa de farinha de milho.

O prato costuma gerar discussões acaloradas entre sudestinos e nordestinos: mais um motivo para incluir essa iguaria em seu roteiro de viagem e tirar suas próprias conclusões!

Cupim na telha
O cupim casqueirado na telha, ou simplesmente cupim na telha, não nasceu em São Paulo, mas chegou cedo ao estado, trazido pelos bandeirantes nos primeiros anos de colônia.

A delícia consiste na carne de cupim, um corte dianteiro de carne bovina, assada na brasa e servida em lascas sobre uma telha de barro, assim como os bandeirantes consumiam enquanto viajavam pelo país.

Petisco perfeito para acompanhar uma cerveja bem gelada, o cupim na telha geralmente é acompanhado por pedaços de mandioca ou polenta frita.

Virado à Paulista
Se você quiser agradar alguém que nasceu em São Paulo, não existe atalho melhor do que servir um virado à paulista, também conhecido como “prato de segunda-feira” nos principais bares do estado.

Calórico e muito nutritivo, o prato leva várias delícias, como arroz branco, tutu de feijão, couve, ovo frito e várias carnes, incluindo linguiça e torresmo.

Bolovo

O prato é simples e nutritivo: um bolinho frito de carne moída recheado com ovo cozido.

É um daqueles pratos que podem ser amados ou odiados, mas quem é amante de ovo não costuma se decepcionar!

Sanduíche de Pernil
É difícil traçar as origens do sanduíche de pernil, mas não é difícil apontar que essa iguaria se tornou uma verdadeira paixão paulista com o passar do tempo!

Sucesso nos bares e restaurantes da capital, o sanduíche leva carne de pernil marinada em temperos diversos e desfiada, geralmente acompanhado por vinagrete, servido em um pão de sal crocante.

Culinária Japonesa em São Paulo
Mais de um milhão de japoneses vivem na maior metrópole do Brasil, por isso, é impossível falar sobre as comidas típicas de São Paulo sem citar as delícias do Japão que se firmaram na terra da garoa!

Restaurantes como Aoyama, Nagayama e Mori Sushi atraem os amantes das delícias orientais e servem pratos como o sushi, sashimi e temaki com os mais diversos temperos.

Para encontrar grande variedade de restaurantes japoneses, recomendamos um passeio pelo agradável bairro da Liberdade, principal colônia de imigrantes do Japão no Brasil!

Doces típicos de São Paulo
Achou que seu tour gastronômico paulista fosse incluir apenas pratos salgados? Você está bem enganado! A lista de doces típicos de São Paulo vai conquistar os amantes de açúcar!

O sonho, por exemplo, pode ser encontrado com diferentes recheios em padarias, supermercados, confeitarias e restaurantes paulistanos.

No interior, por sua vez, o doce de bananinha está entre os mais populares.

Você ainda pode trombar com versões doces de pratos salgados, como pizzas, pão na chapa e até farofas!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo