A filantropia é uma ação de doação de tempo, conhecimento, materiais e amor ao próximo. Ligada à educação, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini explicam que a filantropia é capaz de tornar o mundo mais justo e equitativo, sanando algumas das necessidades que crianças, adultos e idosos possuem pela falta de acesso à educação de qualidade. Continue lendo para saber mais!
Sobre a filantropia educacional
Nos últimos anos, o número de instituições filantrópicas aumentou e vêm aumentando de forma considerável, segundo Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini. Dessa maneira, foi possível que diversas causas sejam abrangidas. Uma delas é a educação, que muito se sabe ser precária em muitos lugares do globo terrestre.
Alguns projetos filantrópicos na educação no Brasil
Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, dois filantropos brasileiros, acreditam na importância de realizar doações, campanhas e exercer a filantropia na causa educacional e em busca de auxiliar na busca por equidade ao acesso de informações. Essas são algumas instituições filantrópicas educacionais no Brasil:
- Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna é um projeto filantrópico, portanto sem fins lucrativos, que atua desde 1994 em busca de diminuir as desigualdades sociais através da educação e do acesso à informação. Contando com a parceria de profissionais da educação, gestores e com ações filantrópicas para doações financeiras, o instituto era uma vontade do próprio Ayrton Senna em vida.
- Amigos do Bem
Outra instituição filantrópica na área da educação é a Amigos do Bem, que atua com sua sede em São Paulo e estende suas ações em Alagoas, Pernambuco e Ceará, no sertão do nordeste. A Amigos do Bem oferece bolsas para o ensino superior para pessoas em situação de vulnerabilidade social e auxilia outras milhares de pessoas. Faça como Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini e seja um filantropo!
- Todos pela Educação
Essa instituição filantrópica possui sede na cidade de São Paulo e busca atuar em todo o país desde o ano de 2006 a fim de assegurar o acesso à educação básica para crianças e jovens de até 17 anos em situação de vulnerabilidade social. Assim, garantindo que os jovens assistidos pela instituição tenham acesso à educação de acordo com o ano escolar previsto.
Importância dos investimentos na educação
Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que a filantropia é uma ação que torna a sociedade mais justa e que, por isso, incentivam tal atitude. Essa ação é importante para que as milhares de pessoas no Brasil e no mundo sejam auxiliadas de alguma forma, a receber os mesmos acessos que as pessoas mais favorecidas. As três instituições citadas são grandes exemplos dessa importância.