A composição das embalagens para frutas e sua importância

Tatlin Surkov Tatlin Surkov
3 Min Read
Solpack Agronet

A sociedade tem optado por práticas mais sustentáveis para a preservação do meio ambiente. À vista disso, a Solpack Agronet, empresa que visa produzir embalagens, redes e sombreamentos de forma sustentável, comenta acerca das ecológicas embalagens para frutas. Entenda como a escolha da embalagem certa faz toda diferença para você e para a natureza.

Para que servem as embalagens?

As embalagens para frutas são componentes de plástico, vidro ou papelão, que servem para dispor a fruta nas prateleiras do mercado, e para o indivíduo transportá-la. No entanto, é de suma importância realizar a escolha certa da embalagem para que a fruta chegue ao destino em ótimo estado, e para evitar o descarte de plásticos não-biodegradáveis conservando o meio ambiente.  

A renomada Solpack Agronet produz materiais para a agricultura e embalagens para frutas 100% recicláveis, por isso, a célebre empresa aponta três tipos de embalagens sustentáveis, citadas abaixo, a fim de esclarecer acerca do assunto:

  • Ecológicas;
  • Plásticas;
  • Biodegradáveis.

Embalagens Ecológicas

Segundo a Solpack Agronet, as ecológicas embalagens para frutas são aquelas cuja produção é realizada a partir de matérias-primas que podem ser recicladas, reutilizadas ou reaproveitadas, que em seu processo de fabricação não ocasionam agressão à natureza. Essa categoria de embalagens para frutas abarca alguns tipos de embalagem que serão comentados a seguir. 

Há as embalagens para frutas feitas de papel reciclado, que é geralmente encontrado envolvendo frutas como as mangas, peras e cajus. Também há as embalagens feitas do bagaço da cana-de-açúcar, que é mais procurada pela forma de pratos, potes e bandejas. E, por fim, há as embalagens Raschel (produzidas de maneira ecológica pela Solpack Agronet), que são como redes em formato de saco, sendo frequentemente encontradas embalando laranjas, por exemplo.  

Embalagens plásticas

As embalagens plásticas para frutas são constituídas pelo material plástico Polietileno tereftalato (mais conhecido como PET), que é mais maleável, podendo adquirir diversas formas, além de ser mais seguro quando o assunto é evitar contaminação do alimento. Como frisa a ilustre Solpack Agronet, esse material pode facilmente ser reciclado.

Embalagens Biodegradáveis

Já as embalagens biodegradáveis para frutas são aquelas capazes de se autodestruir em um curto período de tempo (aproximadamente 180 dias). Essas embalagens para frutas podem ser compostas por fibras vegetais, fécula de mandioca e papelão, ou cascas de árvores e frutas. Todavia, como frisa a Solpack Agronet, essa capacidade de biodegradação também depende de seu descarte. 

Share This Article
Leave a comment